Rugby Mania

Wagner Marcelo

Responsável pela administração e gestão do RugbyMania. wagner@rugbymania.com.br

Twitter Wagner Marcelo

Estreia hoje campeonato Brasileiro

julho 19, 2014 às 10:32h
DestaqueNacionaisNotícias

Super10_01

Campeonato Brasileiro de Rugby estreia sábado com cinco partidas Super 10, como é conhecida a competição, conta com as principais equipes de rugby XV do País e vai definir o grande campeão nacional Neste sábado, 19, será dada a largada para a 51ª edição do Super 10, o Campeonato Brasileiro de Rugby, com cinco confrontos pela 1ª rodada. Disputado desde 1964 entre as melhores equipes de rugby XV do país, a competição conta hoje com dez clubes: Armstrong Dragons (Natal/RN), Bandeirantes Saracens (São Paulo/SP), Curitiba (Curitiba/PR), Desterro (Florianópolis/SC), Farrapos (Bento Gonçalves/RS), Niterói (Niterói/RJ), Pasteur (São Paulo/SP), Rio Branco (São Paulo/SP), São José (São José dos Campos/SP) e SPAC (São Paulo/SP).

“O Super 10 é o mais importante e tradicional torneio entre clubes de rugby no Brasil. Nele participam as dez principais equipes da modalidade no País e é onde se pode observar o melhor nível técnico de jogo”, afirma Agustin Danza, CEO da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), organizadora da competição. O torneio é disputado em primeira fase, semifinais e final. Na primeira fase as 10 equipes formam um só grupo, com jogos todos contra todos em turno único. As quatro melhores equipes passam às semifinais, com os jogos sob o mando da CBRu agendados para o fim de semana dos dias 1º e 2 de novembro.

A grande final, definido em partida única entre os vencedores das semifinais, será no final de semana seguinte, dias 8 ou 9 de novembro. Tanto os jogos semifinais quanto a final têm transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV. Na outra ponta da tabela, o Super 10 promete muita emoção na reta final. Isto porque na próxima temporada a primeira divisão ficará mais enxuta, com apenas oito clubes. Desta forma, o nono e o décimo colocados desta temporada estarão automaticamente rebaixados e o grande campeão da Taça Tupi, a segunda divisão do rugby nacional, disputará uma vaga na elite do rugby de 2015 contra o oitavo colocado do Super 10 deste ano. A temporada 2014 dos campeonatos nacionais será um marco para a CBRu, já que a partir deste ano as equipes participantes precisarão cumprir uma série de pré-requisitos para continuarem atuando nas ligas, maneira encontrada pela entidade para manter o rugby sempre em desenvolvimento no País. “Além da qualidade do jogo no torneio, o Super 10 também é importante para a CBRu como ferramenta para construir o futuro do rugby brasileiro.

Todos os clubes do Super 10 devem ter categoria M19 e categorias inferiores ativas. Além disso, eles devem colocar seus treinadores na capacitação da CBRu e formar árbitros, entre outros requisitos. Essas condições são fundamentais para garantir o crescimento do esporte, tanto em número de praticantes como em qualidade de jogo. Nós queremos clubes fortes que pensem no futuro, que se renovem e estejam próximos da comunidade, para criarmos bases sólidas para o rugby no País”, complementa Danza. O atual campeão SPAC, o vice Pasteur AC e o São José Rugby Clube são apontados por especialistas como os favoritos ao título, mas equipes tradicionais como o Rio Branco e o Niterói, além do proeminente Farrapos e do Bandeirantes Saracens e sua inédita parceira internacional podem surpreender.

O Super 10 2014 marca ainda a estreia do Armstrong Dragons, conhecido até a última temporada como Alecrim, o único representante da região Nordeste na competição. Ensaio em Paraisópolis Nesta quinta-feira, 17, representantes das dez equipes participantes do Super 10 visitaram o projeto Rugby Para Todos, na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Na ocasião, além de participarem das atividades regulares do projeto, os atletas deram autógrafos para os alunos do RPT e participaram de um ensaio fotográfico para o torneio. Para mais informações sobre o Super 10, acesse o hotsite especial da competição: www.rugbysuper10.com.br.

Super 10 – 1ª rodada

– Pasteur AC x Desterro 13h, na Arena Paulista (R. Canuto de Abreu s/n°, Vila Formosa, São Paulo/SP)

– São José RC x Curitiba 15h, no Campo da ADC Panasonic (R. Estácio José Nascimento, nº 1139, Saída KM 155 Via Dutra, São José dos Campos/SP)

– Farrapos x Armstrong Dragons 15h, no Estádio da Montanha (R. Osvaldo Aranha, s/n°, Cidade Alta, Bento Gonçalves/RS)

– Bandeirantes Saracens x Rio Branco 15h, na Arena Paulista (R. Canuto de Abreu s/n°, Vila Formosa, São Paulo/SP)

– SPAC x Niterói 14h30, São Paulo Atlhetic Club (Av. Atlântica, 1448, Santo Amaro, São Paulo/SP)

Crédito das fotos: João Neto/Fotojump/CBR

In Press Media Guide

Compartilhe
Facebook Twitter Email Delicious

Comente

*
*

Cadastre-se em nossa newsletter E-mail