Rugby Mania

Daniel Canoli

Teve seu primeiro contato com o Rugby em 1990, com um irlandês que era diretor de sua escola. Um dos fundadores do Palmas Rugby Clube e fundador do Mutuca Rugby de Gurupi. Ainda, foi um dos idealizadores da Copa Amazônia Legal de Rugby. Atualmente é jogador no Palmas Rugby e, como colunista do RugbyMania, está envolvido na divulgação de todas as ações realizadas na Região Norte. Contato: danielcanoli@rugbymania.com.br

Twitter Daniel Canoli

Mulheres no comando do Rugby tocantinense

abril 29, 2013 às 18:39h
NacionaisNotícias

mulheres presidentes

No Tocantins o rugby passa por um cenário de crescimento inédito. As duas equipes do Estado, Palmas Rugby Clube e Mutuca Rugby Clube (da cidade de Gurupi), atualmente estão sendo comandados por mulheres.

Em Palmas é dirigido por Renata Xavier que assumiu a presidência em 24 de março deste ano, sendo a primeira mulher a presidir um clube de rugby no Estado. Renata diz que está sendo trabalhoso o início do mandato, pois está focada em regularizar a situação da equipe (como pessoa jurídica). Ainda, informou que está trabalhando para levar o time feminino para o Pequi Nations (Copa Brasil Central) deste ano e também para o circuito oficial NNE de Rugby 7s (Masculino e Feminino), além de ter a tarefa de sediar uma das etapas do NNE.

Já em Gurupi, o Mutuca Rugby está sendo gerenciado por Suzane Donato, que assumiu o grupo no dia 22 de abril e tem a tarefa de concluir o mandato do presidente anterior e, ainda, conduzir o Clube até a eleição de uma nova diretoria. Ao ser questionada sobre os planos para o Mutuca Rugby, Suzane comenta que pretende transformar o Mutuca em clube de fato, e não apenas em um time. Ainda, disse que almeja formar atletas preparados pra jogar em qualquer situação e, acima de tudo, que respeitem o adversário, seus parceiros de time e sempre seguindo as tradições do Rugby.

Este novo cenário mostra que de fato as mulheres têm papel fundamental dentro do Rugby no estado do Tocantins e, com certeza, este é mais um grande passo para o fortalecimento do rugby feminino também no cenário nacional, também no que diz respeitio a gestão e comando institucional.

Um texto de Daniel Canoli com revisão e edição de Karlla Davis, postado originalmente em http://rugbyfemininobrasil.com/2013/04/29/mulheres-no-comando-do-rugby-tocantinense/ 

Compartilhe
Facebook Twitter Email Delicious

Comente

*
*

Cadastre-se em nossa newsletter E-mail