Rugby Mania

Karlla Davis

Colunista do RugbyMania desde 2010. Email de contato: karlla@rugbymania.com.br Twitter: @lijasmim Apesar de tentar falar um pouco sobre a experiência que vivo atualmente, meu foco nesta coluna é o Rugby Feminino e também a arbitragem.

Twitter Karlla Davis

Rugby Feminino – 1° Campeonato Sul Brasileiro de Rugby Sevens

março 22, 2013 às 13:20h
NacionaisNotícias
Tags: , ,

Matéria publicada inicialmente no blog Rugby Feminino Brasil  e gentilmente autorizada para publicação no RugbyMania.

Surge uma nova competição extremamente necessária para o desenvolvimento do rugby na região Sul do Brasil, que cresceu visivelmente no ano de 2012 e colhe bons frutos em 2013.
 
Os dois principais torneios femininos do início deste ano, mostraram o crescimento dos times da região Sul.
 
As paranaenses do Curitiba Rugby Clube (CRC) ganharam a Copa Cultura Inglesa juvenil e destacaram-se, inclusive, na imprensa mundial. Algumas meninas são oriundas do projeto VOR – Vivendo o Rugby.
Curitiba Rugby Clube campeãs Copa Cultura Inglesa
 
Já no Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens a disputa final ficou entre as gaúchas do Charrua e as catarinenses do Desterro. 
 
Desterro campeãs BR Sevens 2013
 
A região Sul também se destaca com os talentos individuais: duas jogadoras do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina foram indicadas como Atleta Revelação de 2012, premiação entregue a Luiza Campos do Charrua/RS. Entre as indicadas a Melhor Atleta Feminina 2012, figurou mais uma atleta da Região Sul, desta vez de Santa Catarina.
 
 

O Sul Brasileiro foi criado para que sejam destacados novos talentos e que haja integração entre os três estados. 
Equipes participantes fixas:

  • Charrua e Panteras Negras – Rio Grande do Sul
  • Tapera e Desterro – Santa Catarina
  • Urutau e Curitiba – Paraná

Para cada etapa haverão pelo menos quatro equipes convidadas por cada federação responsável pela organização da mesma.
Formato dos grupos:
Na primeira etapa os grupos serão organizadas conforme ranking dos seus campeonatos estaduais no ano de 2012.

Nas duas últimas etapas os grupos serão montadas conforme classificação da etapa anterior: grupo A – primeiro, quarto e sexto colocados e grupo B – segundo, terceiro e quinto colocados.
 
 
Para a primeira etapa os grupos ficaram da seguinte forma:
 

 

Jogos da primeira etapa – Curitiba:
 
Por ser um torneio novo, conversamos com algumas equipes para sentir como estão as expectativas e objetivos para os jogos:
         

Rafael Matté – Técnico Panteras Negras (RS)

Como todos sabem, somos uma equipe nova, chegamos a esta competição com muito trabalho, comprometimento e superação. Um fator determinante também foi a união do grupo, que ajudou muito na hora de superar obstáculos. Jogamos o gaúcho com problemas financeiros, poucas atletas e, em uma etapa, nem eu estava com o time, Terminamos o campeonato em segundo lugar e apenas 5 jogadoras em campo. Hoje temos mais de 15 atletas, trabalhamos duro para fazer o melhor Sul Brasileiro possível. Nossa meta é preparar o time para entrar de cabeça no Gauchão.


Êmili Mattos – Atleta Charrua (RS)

Jogar a liga sul vai ser genial. Vai ser ótimo pra pegar ritmo de jogo pra quem ainda não tem tanto, que é o meu caso, e fora a experiência. 

Nosso time está vindo de um ano que foi super intenso e a meta é continuar assim.


Heloise Kulig – Atleta Urutau (PR)

A nossa preparação está mais em cima do campeonato paranaense Sábado, dia 16, o Urutau jogou a primeira etapa do paranaense e ficou em 3º lugar. Então estamos focadas em melhorar primeiramente dentro do estado. A Liga Sul vem para estimular ainda mais o rugby na nossa região, para que a gente jogue contra times de alto nível, como o Charrua e o Desterro, já no primeiro semestre do ano.

Gabriela De Pellegrini (Curitiba):

Este ano o calendário das meninas do Curitiba Rugby está cheio, Diferentemente dos anos anteriores, pois até então não havia nenhuma competição no primeiro semestre do ano. Em 2013, isso mudou. Este ano o campeonato Paranaense Feminino será disputado em 5 Etapas, sendo que a primeira foi final de semana passado em Londrina, na qual o Curitiba se sagrou Campeão. Além disso, neste final de semana teremos a primeira etapa do Sul Brasileiro, um campeonato que nos permitirá enfrentar adversárias de um nível superior de Rugby, em especial os times do Desterro, Campeão Brasileiro, e do Charrua, Vice-campeão Brasileiro. Para este campeonato estamos nos focando principalmente no aprendizado, pois quando enfrentamos adversários como estes nós só temos a ganhar como jogadoras. Nós aprendemos a nos organizar melhor e quanto mais difícil for o jogo, mais nós teremos que nos superar, deixar tudo em campo (literalmente), não importando qual adversário estamos enfrentando. Acredito que todas as meninas do meu time estão ansiosas para este torneio!! Vendo por um ponto de vista mais amplo, eu acredito que este campeonato vai ser muito importante para todos os times da região Sul, pois estamos mostrando a nossa força. Estamos demonstrando que essa parte do Brasil tem um grande potencial para o Rugby Brasileiro Feminino e para isso nada melhor do que um campeonato anual.

 
Datas e organização das etapas:

 
O Rugby Feminino Brasil estará acompanhando os resultados e trazendo todas as novidades das etapas e dos times! Acompanhe por aqui e pela nossa página no facebook!
 
Post atualizado – tabela e jogos

Texto: Drika Zimmermann e Roberta Azevedo

Revisão: Roberta Azevedo

 
Compartilhe
Facebook Twitter Email Delicious

Comente

*
*

Cadastre-se em nossa newsletter E-mail