Rugby Mania

Caio Carvalho

Paulistano, nascido em 1986, e apaixonado por Rugby em todos os sentidos. Sou Primeira Linha, comecei a jogar em 2005. Em 2009 fiz o curso de coaching nível 1, em 2010 o de auxiliar de arbitragem, e em 2011 o de arbitragem nível 1. caio@rugbymania.com.br

Twitter Caio Carvalho

Campeonato Mineiro de Rugby: Campo Belo estréia nesse final de semana

março 22, 2013 às 21:11h
NacionaisNotícias
Tags: , , , , , , , , ,

Acontecerá no próximo dia 23 de março de 2013 a estréia do Campo Belo Rugby no IV Campeonato Mineiro de Rugby XV da primeira divisão, às 16hs na cidade de Uberaba contra o TAURUS Rugby.

A equipe campobelense conseguiu a vaga na elite mineira graças ao título da segunda divisão em 2012, e a fusão de duas equipes da primeira divisão.   

O Torneio será composto pelas 10 equipes, divididas em dois grupos de 5.

Cada grupo jogará entre si em turno único, classificando os 4 melhores para as quartas-de-final, em partidas únicas. O 1º lugar de um grupo enfrentará o 4º lugar do outro, e o 2º enfrentará o 3º do outro grupo. Os duas equipes que terminarem na 5ª colocação disputarão o 9º lugar geral, e o perdedor jogará a repescagem contra o vencedor da II Divisão, valendo vaga na I Divisão. A realização das quartas-de-final será na casa do melhor classificado. Devido a uma possível transmissão e exigência de local, os campos das partidas de semifinais e finais serão informados depois.

A pontuação adotará o seguinte critério: 4 pontos por vitória, 2 pontos por empate, 1 ponto para derrota com diferença máxima de 7 pontos, 1 ponto-extra para equipe que vencer marcando 4 ou mais tries, derrota por diferença maior que 7 pontos não pontuará e vitória por W.O. valerá 5 pontos.

O Walk Over (WO) teve uma profunda alteração para 2013. Até o ano passado, a equipe que aplicasse um WO (ou seja, não apresentasse condições de realizar a partida) seria punida com a última colocação no torneio. Este ano, seguindo recomendações da CBRu, será aplicada multa de R$ 1.000,00.

Os critérios de desempate serão os seguintes:

– Maior quantidade de tries marcados nas partidas disputadas entre as equipes em questão;
– Maior quantidade de tries marcados durante a competição;
–  Saldo de pontos (pontos feitos menos pontos sofridos), computando todos os jogos;
– A equipe que teve a menor quantidade de cartões vermelhos;
– A equipe que teve a menor quantidade de cartões amarelos;
– Através de sorteio.

A tabela de Campo Belo será a seguinte: 

23/03 Taurus Uberaba x Campo Belo – Uberaba/ MG

13/04 BH Rugby-B x Campo Belo – Belo Horizonte/ MG

27/04 Campo Belo x Varginha – Campo Belo/ MG

11/05 Campo Belo x Uberlândia – Campo Belo/ MG

 Para temporada 2013 a equipe dos OGROS já tem fechado 4 patrocinadores: Dyagonal Engenharia e Construção, Unifenas, Real Supermercados e Paula Tattoo.

 E que tal conhecer as 10 equipes, um pouco de sua história e dados?

logo_BHRugby       

 

 

 

 

 

BH Rugby

O mais conhecido time de Rugby de Minas Gerais, o Belo Horizonte Rugby Clube é o favorito ao tetracampeonato estadual nessa temporada. Único representante do estado no Super10, o alvinegro da capital jogará o campeonato mais uma vez com duas equipes, A e B. Mas não se engane. A equipe B é muito forte e foi semifinalista do Estadual de 2012. É geralmente composta de veteranos e novatos, e a mistura de experiência e juventude na escola do BH é ótima.

Nome: Belo Horizonte Rugby Clube
Apelido: BH Rugby
Fundado: 2003
Cidade: Belo Horizonte
Presidente: Alessandro Travassos

logo_Campo_Belo

 

 

 

 

 

 

Campo Belo

O novato da primeira divisão é o Campo Belo Rugby Football. Com menos de 3 anos de existência, os Ogros jogarão a Primeira divisão após vencerem a divisão de acesso em 2012. A equipe conseguiu que a cidade abraçasse o Rugby, com uma excelente média de público nos jogos que disputou. Na cidade, é fácil encontrar torcedores vestindo a camisa da equipe, que manda seus jogos no estádio do Comercial.

A expectativa é que o campeonato sirva de experiência para a equipe, enfrentando times mais carimbados do estado.

Nome: Campo Belo Rugby Football
Apelido: Ogros
Fundado: 2010
Cidade: Campo Belo
Presidente: Tamara Carvalho Garcia 

logo_Inconfidentes

 

 

 

 

 

 

Inconfidentes

A grata surpresa do torneio de 2012 foi o Inconfidentes Rugby, de Ouro Preto. 4º colocado na disputa, disputando inclusive a Copa do Brasil, os ouro-pretanos querem mais nesse campeonato. Com o apoio da Universidade Federal de Ouro Preto, os Guerreiros contam com o apoio da torcida das repúblicas para avançar na competição.

Nome: Inconfidentes Rugby
Apelido: Guerreiros
Fundado: 2010
Cidade: Ouro Preto
Presidente: Alfio Conti 

logo_Juiz_de_Fora

 

 

 

 

 

 

Juiz de Fora

Da Zona da Mata vem uma das tradicionais equipes do estado. O Juiz de Fora Rugby Football Clube (JF Rugby), mesmo estando perto do Rio, não carrega influências do Rugby fluminense e joga sem perder as características de mineiros. Com mais de 10 anos de lutas, a pesar de ter sido fundado só em 2006, a equipe foi  5º lugar no estadual do ano passado.

Nome: Juiz de Fora Rugby Football Clube
Apelido: JFRugby
Fundado: 2006
Cidade: Juiz de Fora
Presidente: Pedro Paulo

logo_UF_lavras

 

 

 

 

 

 

UF Lavras

A equipe da Universidade Federal de Lavras é o UFLA Rugby Team, que terminou 2012 na 8ª colocação, é mais uma representante do sul de Minas na competição. Sediando seus jogos no Campo do Brejão, no campus da universidade, conta na equipe com alunos e professores de diversos cursos. Os “Açougueiros” vão tentar fazer valer o mando de campo e transformar o Brejão num matadouro de adversários.

Nome: UFLA Rugby Team
Apelido: Açougueiros
Fundado: 2008
Cidade: Lavras

logo_Bufalos

 

 

 

 

 

 

Búfalos UFSJ 

De São João del-Rei vem uma das equipes surgidas em 2010. Os Búfalos, de branco e grená, tentam melhorar o desempenho no Estadual após dois 9º lugar de 2011 e 2012. O time conta com o campo do CTAN para mandar seus jogos, esperam contar com a velocidade para vencer seus jogos.

Nome: UFSJ Rugby
Apelido: Búfalos
Fundado: 2010
Cidade: São João del-Rei
Presidente: Luiz A. Cardoso (interino até junho, quando haverá nomeação) 

logo_Taurus

 

 

 

 

 

 

Taurus UFTM

Vem de Uberaba o campeão mineiro de sevens. O Taurus, equipe da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, tenta repetir os bons feitos da categoria de sete no Rugby XV, utilizando, claro, da velocidade da sua linha de backs. Fundado em 2010, tendo o Touro como mascote, a equipe em tendo bom crescimento, terminando 2012 em 7º lugar. Com mais experiência após o contato com jogadores e equipes carimbadas em São Paulo no BRSevens, a tendência é que os touros venham fortes no Estadual 2013.

Nome: Taurus Rugby UFTM
Apelido: Touros
Fundado: 2010
Cidade: Uberaba
Presidente: Edmar Lacerda 

logo_uberlandia

 

 

 

 

 

 

Uberlândia Rugby

Eram duas equipes fortes do estado. O Uberlândia Rugby Clube e o Uberlândia Rugby Leopardos. Mas nada de rivalidade. Antes do fim do ano, as equipes pensaram em treinar juntas. E viram 40 pessoas juntas pelo Rugby. Juntaram forças nos jogos: no Sevens Uberlândia, com 12 equipes, o título. No Mineiro Sevens, 3º lugar. E na Copa Triângulo XV, o título de novo. Assim surgiu o Uberlândia Rugby. O Carcará Vermelho é o mascote do time, que vem forte para o Mineiro de XV. Se “um mais um é sempre mais que dois”, o Uberlândia quer provar isso.

Nome: Uberlândia Rugby
Apelido: Carcarás
Fundado: 2012
Cidade: Uberlândia
Presidente: Paulo Thassio Barja 

logo_Varginha

 

 

 

 

 

 

Varginha Rugby

Um dos mais antigos clubes do estado, o Varginha Rugby é também um dos sempre favoritos ao título. Depois dos três vice-campeonatos (2010/12) a equipe do sul de Minas tenta repetir o feito do I Campeonato Mineiro XV Reduzido (jogos com 20 min em cada tempo, e não 40), em que foram campeões. Surgiu em 2001, após o fim do Minas Rugby, e logo de cara levou um incrível vice-campeonato da Copa Minas-São Paulo.

Nome: Varginha Rugby
Apelido: –
Fundado: 2001
Cidade: Varginha
Presidente: Cleiton Luiz Rodrigues 

Fonte e Texto: Campo Belo Rugby

Compartilhe
Facebook Twitter Email Delicious

Comente

*
*

Cadastre-se em nossa newsletter E-mail