Rugby Mania

Caio Carvalho

Paulistano, nascido em 1986, e apaixonado por Rugby em todos os sentidos. Sou Primeira Linha, comecei a jogar em 2005. Em 2009 fiz o curso de coaching nível 1, em 2010 o de auxiliar de arbitragem, e em 2011 o de arbitragem nível 1. caio@rugbymania.com.br

Twitter Caio Carvalho

Projeto social: Bandeirantes Rugby Club e Ação Comunitária levam Rugby à Periferia

setembro 17, 2012 às 21:22h
NacionaisNotícias
Tags: ,

ONG lança o Projeto Rugby Comunitário e promove atividades esportivas com crianças e jovens de regiões de alta vulnerabilidade social de São Paulo.

Em parceria com o Bandeirantes Rugby Club, a Ação Comunitária promove o Rugby Comunitário, que propõe atividades esportivas aos finais de semana, durante todo o ano, nas comunidades parceiras. A iniciativa do projeto é do Núcleo de Cultura & Lazer da ONG, que realiza intervenções culturais e esportivas dentro do contexto pedagógico praticado nos programas socioeducativos com crianças, adolescentes e jovens atendidos.

Celso Freitas, superintendente da Ação Comunitária, reforça que o esporte é uma ferramenta essencial para inclusão social, além de auxiliar no desenvolvimento integral do indivíduo. “Trouxemos a atividade para enriquecer as ações já desenvolvidas, incentivar a prática esportiva e propagar os princípios e valores do rugby entre as crianças, adolescentes e jovens” diz.

Gal Martins, coordenadora do Núcleo de Cultura & Lazer, complementa que o “objetivo é ampliar o universo esportivo, transmitir o espírito de coletividade, disciplina, além de estimular uma atividade física como fonte de saúde, lazer e diversão”. Para a coordenadora, o grande diferencial é muito mais que as partidas.

Joaquín Mina, Presidente do Bandeirantes Rugby Clube, ressalta alguns valores essenciais da prática, que são muito interessantes de serem transmitidos ao público atendido. “Trabalho em equipe, respeito, disciplina e espírito esportivo são aspectos trabalhados no rugby e que, com certeza, têm muito a acrescentar à vida das crianças e jovens das comunidades. Além disso, estamos promovendo o esporte no Brasil, o que é muito importante”, conclui Mina.

Na parceria, o Núcleo de Cultura & Lazer da Ação Comunitária fica responsável pelo contato com as organizações comunitárias, enquanto o Bandeirantes Rugby Club conduz os treinos junto às crianças e jovens atendidos.

As atividades começaram dia 25 de agosto com aproximadamente 60 jovens divididos em duas Organizações: CPDDH Frei Tito de Alencar Lima (Cidade Júlia) e Movimento Comunitário do Jd. São Joaquim, ambas na zona sul de São Paulo.

O projeto, que também engloba atividades com outros esportes, prevê o atendimento indireto de 10.000 pessoas, incluindo os familiares que devem interagir também, principalmente no tradicional “Terceiro Tempo” do rugby, uma confraternização organizada após o jogo.

 

SOBRE A AÇÃO COMUNITÁRIA: Com 45 anos de fundação, a Ação Comunitária é uma ONG se dedica à inclusão e responsabilidade social de crianças e jovens de 0 a 29 anos em situação de alta vulnerabilidade social. Desenvolve Programas socioeducacionais em parceria com 36 organizações formalmente organizadas, oferecendo assessoria pedagógica, gerenciamento de atividades, formação de educadores sociais, desenvolvimento de líderes comunitários, articulação com as famílias e acompanhamento dos resultados dos programas por meio de um sistema próprio. Por ano, a Ação Comunitária contabiliza cerca de 6.300 atendimentos, atingindo mais de 11.200 pessoas. Para mais informações, acesse: www.acomunitaria.org.br

SOBRE O BANDEIRANTES RUGBY CLUB: O Bandeirantes Rugby Club tem 29 anos e desde sua origem tem como objetivo a formação de cidadãos por meio dos valores do esporte, visando a inclusão social. O clube hoje é um dos principais praticantes do esporte no país, já sendo campeão nacional em 4 oportunidades e 8 vezes campeão paulista. Para mais informações, acesse: www.bandrugby.com.br

Compartilhe
Facebook Twitter Email Delicious

Comente

*
*

Cadastre-se em nossa newsletter E-mail