Rugby Mania

Alberto Sarly

Fundador e CEO do Projeto 300, preparador físico do João Pessoa Rugby Clube e estudante de Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo. Colaborador do RugbyMania desde 2012. Email para contato: alberto@rugbymania.com.br

Twitter Alberto Sarly

Como Manter os Jogadores Treinando?

maio 6, 2012 às 08:38h
NacionaisNotícias

Vamos lá, minha grande dúvida em se tratando da organização do seu programa de treinamento é: Com que objetivo você prepara as sessões de treinamento dos seus jogadores? Baseado em jogadas específicas do clube adversário ou procurando explorar características específicas dos melhores jogadores do seu time? Procura fortalecer primeiro os pontos fracos ou tenta potencializar o que seus atletas fazem de melhor? E a pergunta não menos importante é: Você tem motivado e levado em consideração a opinião dos seus jogadores? Antes de começar a tentar procurar soluções para a evasão dos jogadores procure, antes de tudo, identificar as razões que os tem levado a abandonar os treinos.

Ok, moramos no Brasil, um país sem grandes e expressivas tradições no Rugby, mas onde o esporte tem crescido com velocidade vertiginosa nos últimos 12 anos, por isso é importante entender que tipo de razões leva cada atleta a começar e a continuar treinando com o clube. Compreendendo esses motivos, fica fácil visualizar o porquê de, nos seus treinos, muitos atletas mostrarem garra e determinação ou fazerem corpo mole, ficando sempre sentados “no cantinho da água”.

Quero mostrar duas razões bem distintas, mas que se relacionam e que podem estar influenciando no número de jogadores participantes dos seus treinos, e essas razões podem ser internas e/ou externas:

Razões Internas

Os jogadores não estão participando do treinamento. Neste caso você precisa observar a estrutura e o conteúdo do treinamento, sem esquecer-se de observar como você se relaciona com os jogadores, motivando-os a participar do treino.

Perceba se existe a possibilidade de que seus co-treinadores sejam a razão pela falta de interesse dos jogadores.

A equipe está passando por uma maré ruim, com muitas derrotas, e isso pode estar influenciando negativamente seus jogadores.

Razões Externas

A estrutura física do clube se mostra precária, o que faz com que os jogadores percam o interesse, seja devido ao espaço onde treinam ou pelo equipamento utilizado estar gasto, isso pode ter piorado o desenvolvimento dos trabalhos e, consequentemente, reduzido a qualidade do treinamento.

O clima não tem ajudado. Chuvas demais, sol demais ou a baixa umidade tem afetado o rendimento dos atletas.

Outras atividades tem se mostrado mais atrativas para os jogadores, seja uma conversa com outros atletas ou até atividades que foram marcadas no mesmo horário dos treinos.

Então, o que fazer para melhorar isso?

O primeiro passo é descobrir o motivo que está levando os jogadores a desistirem de treinar, e isso você só conseguirá conversando com cada um deles.

Uma vez que você saiba os motivos é importante sentar e planejar como resolver cada um dos problemas encontrados.

Seja qual for o motivo assegure-se de incluir os outros treinadores e os jogadores no planejamento para superar o problema.

Olhe para as coisas que correram bem anteriormente e o por que do sucesso e falhas de cada uma delas.

Faça as mudanças necessárias para permitir que os jogadores que estão com problemas sejam inseridos de volta ao grupo.

Mantenha seu próprio entusiasmo enquanto está implementando o treinamento.

Fonte: Projeto 300 

Compartilhe
Facebook Twitter Email Delicious

Comente

*
*

Cadastre-se em nossa newsletter E-mail