Rugby Mania

André Handoff

Um Primeira Linha do Nordeste Brasileiro. andre@rugbymania.com.br

Twitter André Handoff

Sertões Vencem no Grupo Norte

abril 23, 2012 às 19:12h
DestaqueNacionaisNotícias
Tags: , , ,

“Domingo: no dia 22 de abril de 2012 ocorreu a partida válida pelo grupo Norte da Liga Nordeste de Rugby XV, conhecida como “NORDESTÃO”, entre as equipes cearenses Sertões Rugby Clube e Centuriões Rugby Clube, em Fortaleza, no Campo do Uniclinic.

A partida previamente agendada para iniciar as 16:00, começou com atraso de 40 minutos. Com o campo reduzido, o jogo contou com dois tempos de apenas 30 minutos. Porém, a estrutura estava condizente com uma partida de Rugby, dispondo de ambulância para prevenir eventuais acidentes.

A partida foi comandada pelo Sr. Luciano Miranda, árbitro credenciado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

foto: Thaís Carvalho

Contando com um bom público, a partida iniciou com certa hesitação de ambas as partes. Sertões iniciou pressionando o time adversário,entretanto os rucks estava bem disputados, com vantagem para o Centuriões. Ensaiando um contra-ataque, o Centuriões tentava ganhar território com chutes dos backs, mas que não surtiam efeito.

Logo nos primeiros minutos, Sertões sofreu uma penalidade, mas o abertura Nicolas não pontuou. A pressão ofensiva do Sertões mantinha o jogo dentro dos 22 metros adversário, causando nervosismo no Centuriões, refletidos em knock-ons e foward-pass.

foto: Thaís Carvalho

Centuriões defendia-se com êxito, obtendo vantagem nas formações fixas de scrum e ensaiando alguns avanços isolados com o seu Centro e seus Pontas, mas o Sertões detinha esses avanços e pressionava contra-ataques.Após boa jogada do full-back, o pilar Guilherme marca o try e abre o placar para o Sertões, posteriormente convertido pelo abertura Nicolas, aos 20 minutos.

foto: Thaís Carvalho

Mesmo com a vantagem no placar, Sertões desperdiçou boas oportunidades de trabalhar mais os passes entre os seus backs.Pressionado, Centuriões cometeu alguns tackles altos, acarretando a advertência do Primeiro Centro Henrique com um cartão amarelo por um tackle irregular, aos 30 minutos. A partir dessa penalidade, o abertura Nicolas alarga mais a vantagem do Sertões.

Placar Primeiro Tempo:

Sertões Rugby Clube 10 X 00 Centuriões Rugby Clube

Logo aos quatro minutos do segundo tempo, o full-back Ismaias, em uma bela jogada, quebrou um tackle e marcou o segundo try do Sertões, mas que não foi convertido pelo abertura Nicolas.

Sertões passa a ensaiar um jogo de fases, e, tentando recuperar espaço, o Ponta Paulo Marcelo do Centuriões consegue um bom avanço pela lateral do campo, mas, por estar sem apoio, não surtiu efeito.

foto: Aline M. Nascimento

Ainda mais pressionado, o Centuriões tenta reagir e é advertido com seu segundo cartão amarelo, dessa vez do Asa João Lucas. Com o desfalque no time e o desgaste físico dos seus forwards, o Centuriões começou a perder scrums e rucks, onde até então levavam vantagem. Após um line-out e um bom avanço com um maul, o oitavo Jota aproveita uma brecha na defesa e marca o terceiro try do Sertões aos 49 minutos, mas que também não foi convertido pelo abertura Nicolas.

Até o fim do jogo, o Centuriões ainda lutava para marcar seu primeiro ponto, o que aconteceu aos 52 minutos. Após uma penalidade, o full-back Rodrigo consegue marcar e diminui a vantagem. Com o anoitecer e a falta de iluminação, o placar se manteve até o fim da partida.

Final de Jogo:

Sertões Rugby Clube 20 X 03 Centuriões Rugby Clube

Sertões Rugby Clube

TrysGuilherme (1) Ismaias (1) Jota (1)

Conversões:Nicolas (1)

Penais: Nicolas (1)

Centuriões Rugby Clube

Rodrigo (1)”

Resenha por: Diego Vieira

 

Esta foi uma vitória muito importante para os Sertões, pois disputarão a última partida contra o “Bumba Rugby” no clima de uma verdadeira final, uma vez que o jogo entre essas duas equipes definirá o vencedor do Grupo Norte. Vamos às tabelas:

A próxima partida da equipe dos Centuriões será contra o Piauí, sendo que o vencedor terá o 3º lugar do Grupo Norte. A grande disputa do líder do Norte ocorrerá entre Sertões e o Maranhão. As expectativas para esta última fase do Grupo Norte no Nordestão 2012 são as melhores possíveis pois as equipes estão já com 2 jogos cada, logo o ritmo já está razoável, espera-se que essas partidas restantes sejam ainda melhores do que as que já ocorreram.

Tivemos um avanço do atleta Nicolas dos Sertões em direção ao 1º lugar da tabela de GOLEADORES, mas a posição ainda é do Marcelo Cintra do “Bumba Rugby” com 14 pontos entre penais e conversões.

O TRYMAN está igualmente disputado como o campeonato. O Ismaias dos Sertões ultrapassou o Carlos Marvel ao anotar um try no placar de 20 x 3 na partida contra os Centuriões, assim os dois atletas terão, além da disputa do 1º lugar do Grupo Norte, a disputa de 1º lugar como TRYMAN.

Bem, o torneio está acabando para o Grupo Norte, mas está apenas iniciando para o Grupo Sul. As equipes do Sul estão apenas aguardando o dia 28/04 para dar início ao ciclo de partidas. Ressalta-se que teremos os seguinte jogos:

Recife x Galícia A;

Potiguar (Alecrim F.C. Rugby) x Galícia B;

Recife x Galícia B;

Potiguar (Alecrim F.C. Rugby) x Galícia A.

São 4 jogos que serão realizados nos dias 28/04 e 01/05, ainda em Maio teremos os confrontos entre Galícia A x Galícia B e Potiguar (Alecrim F.C. Rugby) x Recife. A cidade de Recife-PE será palco de um maravilhoso feriadão de Rugby. Haverá também partidas entre as equipes Femininas, maiores informações em breve.

Compartilhe
Facebook Twitter Email Delicious

10 Comentários

  1. Vitor disse:

    Muito legal o clássico cearense. Porém, um ponto baixo foi o texto mal escrito. Um tanto confuso, com alguns erros e parece que a pessoa se preocupou mais em demonstrar conhecer os termos do que propriamente em fazer os leitores compreenderem bem o que aconteceu no jogo.

    Abraços.

  2. Paulo disse:

    Sinto discordar Vitor, mas o texto está muito bom, claro e conciso. É impossível descrever uma partida de Rugby sem usar os termos técnicos. Parabéns Sertões pela vitória!

  3. Tiago Koury disse:

    Os dois estão de parabéns. Na verdade todos os 4 times que participam da parte norte do campeonato estão mostrando aos nordestinos o Rugby de verdade, com respeito e companheirismo, apesar de sermos rivais. Campeonato tá muito lindo mesmo!
    E descordando do rapaz aí em cima, gostei bastante da matéria André Handoff!

  4. Tiago Koury disse:

    Discordando* =P

  5. Vitor disse:

    A questão não é usar os termos. Mas, da forma como está escrito, não parece que os termos foram usados pela necessidade de fazê-lo, mas, que voltaram o texto para a sua utilização.

  6. Frederico Ribeiro disse:

    Muito bom para o Rugby Nordestino, os dois times estão de parabéns pela conduta dentro de campo. No entanto, a resenha do jogo foi escrita pelo Diego Vieira do Asa Branca Rugby e não pelo Juan Frota do Bumba Rugby.

  7. André Handoff disse:

    Obrigado Frederico.

  8. Juan Frota disse:

    Passo a passo vamos mostrando que sim, podemos ter um campeonato de rugby a longo prazo. crescemos a cada dia. O Maranhão é a prova que o planejamento é fundamental para o crescimento. Se nos classificarmos será um feito histórico. Se não nos classificarmos também será um feito histórico. A grande vitória é aquela quando nos superamos a sí mesmo. Parabéns a todos que fazem a Liga Nordeste ou Nordestão como quiserem chamar, acontecer!

  9. Aline disse:

    dar crédito à pessoa que nao fotografou dá processo

  10. Thaís Carvalho disse:

    Matéria muito boa. Parabéns ao Diego Vieira pela resenha. Retificando: a última fotografia foi tirada por Aline M. Nascimento.

Comente

*
*

Cadastre-se em nossa newsletter E-mail