Rugby Mania

Alberto Sarly

Fundador e CEO do Projeto 300, preparador físico do João Pessoa Rugby Clube e estudante de Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo. Colaborador do RugbyMania desde 2012. Email para contato: alberto@rugbymania.com.br

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11 Passos Para Ser Um Melhor Jogador de Rugby – Parte 1

março 20, 2012 às 11:04h
NacionaisNotícias

Fonte da Imagem: CBRu

Corrida de Resistência – Barata e Divertida

Corrida de resistência é um método bastante familiar de aumentar a velocidade e a resistência aeróbica. Esse tipo de treinamento pode ser feito nas fases iniciais da temporada de jogos, mas um período bom para se intensificar a prática da corrida de resistência é o meio da temporada, pelo fato de que os jogadores precisam manter e até aumentar sua capacidade de trabalho aeróbico em um curto espaço de tempo, tempo esse que precisa ser divido com outras modalidades de treinos.

O objetivo básico desse tipo de corrida de resistência que quero apresentar é o trabalho com cargas extras, que tornarão a corrida mais difícil que uma corrida normal enquanto criam um ambiente favorável ao surgimento de adaptações metabólicas. Então vamos aos pontos chave para essa manutenção/melhora da capacidade aeróbica:

Pesos nas mãos: correr com um peso em cada mão constrói força e desenvolvimento nos membros superiores, além de ainda contribuir para uma melhora na coordenação dos movimentos de forma global, pois quanto mais rápidos movem-se os braços, mais rápido movem-se as pernas. O uso de garrafas de plástico preenchidas com areia ou água são uma forma barata de se produzir pesos extras para serem carregados e enchê-las com areia molhada adiciona ainda mais peso.

Roupas molhadas: Molhar o traje de treinamento com água além de refrescar o corpo aquecido dos jogadores, promove um aumento no peso a que eles estão acostumados a carregar durante os treinos, com isso eles se sentirão desconfortáveis mas precisarão manter a mesma velocidade e estilo de corrida a qual eles já estão acostumados, com isso tendo como benefício extra a adaptação a esse tipo de situação durante os exercícios.

Segurando o corredor: O objetivo aqui é que um dos próprios jogadores possa atuar como um trenó, oferecendo resistência à corrida do companheiro. Um jogador pode ser segurado nos bolsos de sua bermuda/pela camisa por outro jogador que estará de pé atrás. O segurador então abre suas pernas e se inclinará para trás enquanto cede um pouco, apenas para oferecer uma resistência extra à corrida.

Carona: Atividade com característica de brincadeira. Nada mais é do que carregar um parceiro de time nas costas por pequenas distâncias.  Recomendo que os jogadores se movam em  apenas uma direção e que estejam bem aquecidos, de forma a permitir que o corpo se adapte ao exercício com possibilidades mínimas de lesões.

Fonte: Projeto 300

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4 Comentários

  1. Handoff disse:

    Ótima matéria Alberto.

  2. Alberto Sarly disse:

    Valeu André, muitos desse tipo estão por vir!

  3. Raj disse:

    Muito boas as dicas de treino! Esperamos pelas próximas…

  4. Alberto Sarly disse:

    Valeu Raj. Essa série promete muitas surpresas, obrigado por acompanhar.

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