Rugby Mania

Daniel Fonseca

Jogador da UFF-Niterói Rugby, conhecido como Jaca. danielfonseca@rugbymania.com.br

Twitter Daniel Fonseca

E no Rio de Janeiro, começa a temporada com a 12ª edição do Rio Beach Rugby.

janeiro 21, 2012 às 16:20h
NacionaisNotícias
Tags: ,

No final de semana passado, nas praias do Leme no Rio de Janeiro, acontecem o torneio anual de Beach Rugby realizado pelo Rio Rugby. O torneio vem crescendo e a cada ano o nível técnico dos times vem crescendo, tornando cada jogo uma disputa bonita de se ver. Esse ano o torneio contou com vinte times masculinos divididos em quatro chaves. Além de contar com times cariocas que sempre estão presentes na competição, esse ano também tivemos a presença do time argentino Lanús e também de times paulistas. E cinco times femininos fizeram um campeonato de um único grupo, e esse ano contaram com a participação do time feminino do BH Rugby.

O primeiro dia de torneio começou com um sol muito forte obrigando os jogadores a usarem meias para poderem aguentar a temperatura do areia, mas mesmo assim ainda queimava os pés. Os jogos começaram mais ou menos meio dia e as equipes mostraram logo de cara alto nível técnico e muita garra para jogar. No final do primeiro dia, a Taça Ouro, Prata e Bronze já estavam definidas. Na Taça Ouro estavam classificados oito times, sendo eles: Rio Rugby, Itaipuaçu, São José, Itaguaí, UFF-Niterói Rugby, Lanús, Guanabara e Barbarians.

Na Taça Prata foram classificados: Recreio, FEA, Rural, Rio B, 5 de Esparta, Rio C, e Resende. E na Taça Bronze se enfrentaram os times de Campos, Grandfather e O’Jays. O time paulista do Direito Mackenzie, desistiu no segundo de competição. No feminino, tiveram grandes jogos e no final do dia as meninas do UFF-Niterói e BH Rugby tiveram melhor resultado.

O segundo dia começou prometendo muitos jogos acirrados. Mas dessa vez o sol estava menos forte que o dia anterior, o que foi um alívio para os atletas. Algumas equipes se mostraram mais cansadas no segundo dia, o time argentino Lanús chegou atrasado e teve seu primeiro jogo adiantado, e os times FEA e Rio C, decidiram realizar uma disputa diferente. Os jogadores dos dois times se perfilaram e, com uma latinha de cerveja na mão cada, começaram a disputa. O Rio C, mostrou mais rapidez e técnica em campo bebendo suas cervejas mais rapidamente que os universitários do FEA.

Esta disputa clássica foi gravada pelo Rio Rugby. Clique aqui para ver!

Outras partidas tiveram seu destaque merecido no segundo dia. Principalmente pela disputa entre UFF-Niterói e São José. Um jogo duro e muito tenso. Com a torcida a favor do time paulista, a UFF-Niterói começou abrindo o placar, mas o time paulista conseguiu empatar o jogo fazendo o jogo terminar 1 a 1 durante o tempo regulamentar. O jogo, que já estava muito disputado, ficou mais ainda com a disputa indo para o Golden Try, os dois times atacaram e defenderam muito, mostrando força e vontade com muito tackle para os dois lados. Com um erro do time carioca, o São José conseguiu sua vaga para a final.

Esse jogo difícil foi crucial para os dois times. O São José, cansado, enfrentaria o Rio Rugby, que acabava de ganhar do argentinos do Lanús, na final. E a UFF-Niterói enfrentaria os argentinos, o que foi uma partida morna controlada pelos hermanos, por causa do cansado do time carioca.

Repetindo a final do 11º Rio Beach Rugby que aconteceu ano passado, os times paulista e carioca. Os dois times mostraram em campo um excelente jogo. E nem a chuva, que era só um detalhe, impediu a torcida de acompanhar uma excelente partida. Até as pessoas que passavam pelo calçadão do Leme, continuaram assistindo o confronto.

Um jogo cheio de empates e desempates, e quando o time joseense que estava a frente do placar e parecia que iria repetir o mesmo feito do ano passado, teve um jogador com cartão amarelo que colocou o time carioca em vantagem, empatando o jogo logo no final. O Golden Try iria decidir quem seria o campeão dessa edição do Rio Beach Rugby. Após o início do Golden Try, o time carioca trocando passes conseguiu abrir caminho até o In Gol, e apoiando a bola o Rio Rugby, debaixo de chuva, sagrou-se campeão do Beach Rugby.

No feminino, a disputa final ficou a cargo do time niteroiense e do BH Rugby. Um jogo emocionante que deu a vitória para as meninas do UFF-Niteroi Rugby, que mais uma vez levaram a taça deste campeonato.

Durante a competição os capitães de cada time votaram nos melhores jogadores masculino e feminino do torneio e os escolhidos foram o Careca do Rio Rugby e a Baby do UFF-Niterói.

Outro destaque deste torneio vai para os jogadores do Guerreiros Korubo, time do Amazonas, que foram convidados para juntarem-se ao Resende Rugby durante o torneio. Quatro atletas vieram para o Rio para passar o final de semana jogando rugby nas areias cariocas e tiveram até um destaque no site do Globo Esporte.

A classificação final ficou assim:

Taça Ouro

1º – Rio Rugby

2º – São José

3º – Lanús

4º – UFF-Niterói

5º – Itaguaí

6º – Guanabara

7º – Barbarians

8º – Itaipuaçu

Taça Prata

9º – Volta Redonda

10º – Resende

11º – Rio Rugby C

12º – FEA USP

13º – UFRRJ- Rural

14º – Recreio

15º – 5 de Esparta

16º – Rio Rugby B

Taça Bronze

17º – O’Jays

18º – Campos

19º – Grandfather

20º – Direito Mack

Feminino

1º – Niterói

2º – BH Rugby

3º – Guanabara

4º – Resende

5º – Tamoios

E assim começou a temporada de rugby no Rio de Janeiro, com belos jogos, um clima amigável, muito sol e o mar!

Fotos retiradas do Facebook do Rio Rugby.

Compartilhe
Facebook Twitter Email Delicious

1 Comentário

  1. Karlla Davis disse:

    Que ótima matéria Daniel!

Comente

*
*

Cadastre-se em nossa newsletter E-mail